domenica 28 febbraio 2016

LISTA DE FILMES DE FILOSOFIA ANUAL

1º BIMESTRE -  MATRIX 1;

2º BIMESTRE - BLADE RUNNER;

3º BIMESTRER - MATRIX RELOADED.

4º BIMESTRE - ALEXANDRIA.


LISTA DE FIMES DE HISTÓRIA DAO 9ª ANO

1º BIMESTRE - CAVALO DE GUERRA.

2º BIMESTRE - PEARL HARBOR.

3º BIMESTRE - SALT OU TREZE DIAS QUE ABALARAM O MUNDO.

4 º BIMESTRE - O QUE É ISSO COMPANHEIRO.

LISTA DE FILMES DE HISTÓRIA ANUAL 8 ª SÉRIE

1º BIMESTRE - GLADIADOR;

2º BIMESTRTE - ESPARTA 1

3º  BIMESTRE - TROIA

4º BIMESTRE - ESPARTA 2

giovedì 25 febbraio 2016

Qual o porquê de se estudar história?

Estudar História não se resume a decorar datas e nomes. Na verdade, isso é só uma pequena parte do conhecimento que essa matéria pode oferecer. Mais importante do que saber quando foi o descobrimento do Brasil, é conseguir relacionar os fatos e perceber que as transformações de uma sociedade não são naturais ou espontâneas, mas determinadas por uma série de fatores anteriores.
Sempre que tentamos entender por que alguma coisa aconteceu, seja a Inconfidência Mineira ou uma nota baixa na escola, estamos empregando o pensamento histórico, isto é, a busca pelos fatores que originaram esses acontecimentos. "A história não é o estudo do passado pelo passado, é necessário ir ao passado para a compreensão de todos os questionamentos do tempo presente", explica o historiador Tiago Menta.

Enquanto algumas lições precisam ser aprendidas na pele, existem outras que podemos dispensar a experiência, como a resolução de conflitos por meio de guerras. "Sem a História toda a humanidade desconhece seus êxitos, fracassos, conquistas e está sujeita a cometer um mesmo equívoco novamente", ressalta o professor da disciplina Marcus Vinícius Leite.

Esse raciocínio capaz de entender o que existe por trás dos fatos, explicam os professores, forma também um cidadão melhor. "Não é possível conciliar cidadania com ausência de conhecimentos históricos, noções de tempo-espaço, noções de fenômenos processuais (a história como processo humano, social, cultural e político)", explica Tiago Menta. E esse conhecimento é constantemente exigido pela sociedade, seja no momento de votar ou de posicionar-se diante de algum conflito social, como o racismo.

Pensando em todas essas razões para aprender História, chamamos alguns professores premiados para contar o segredo de seu sucesso e dar algumas dicas para estimular seu filho a explorar esse mundo:
Atividade para casa: Faça um pequeno texto dizendo qual a importância de se estudar história?  5,0 pontos - 10 linhas o mínimo.

Qual a razão de se estudar filosofia?

Depois de termos abordado e explicado o que é a filosofia, pareceu-nos correto falar sobre um dos pontos fulcrais de toda a aprendizagem da área da Filosofia, mais concretamente os principais motivos que nos levam a estudar esta área do conhecimento.

Infelizmente, a grande maioria das pessoas que começa a estudar filosofia desiste muito facilmente por considerarem a disciplina difícil ou muito cansativa. No entanto, se analisarmos as razões que nos levam a estudar e tentar perceber esta antiga disciplina, será mais fácil e menos duro fazê-lo. Por isso mesmo, vamos indicar-lhe as razões que consideramos fundamentais para que o estudo da filosofia seja feito com gosto e puro prazer




1. APRENDER A ARGUMENTAR

Segundo o senso comum, argumentar é vencer alguém, forçá-lo a aceitar a nossa verdade. Esta definição é errada! Seja na escola, na política, no trabalho ou numa simples conversa, saber argumentar é, primeiramente, saber  compreender o raciocínio do outro. Argumentar é também conseguir o que desejamos, mas de uma forma construtiva e num sistema de conversa, onde devemos sempre ouvir o que o outro tem para dizer. O principal objectivo da argumentação é passar a nossa verdade para a verdade do outro.

Usamos a argumentação no nosso quotidiano, para propor um aumento de salário, para apresentar uma opinião  ou um projecto inovador, para justificar uma decisão que tomamos e até para pedir um aumento da mesada.

A importância da argumentação é imensa. Vejamos: um empresário ambiciona construir uma parceria com uma empresa de maior reconhecimento que lhe poderá trazer grandes vantagens ao seu negócio.  Será com toda a certeza necessário defender um produto, um serviço ou uma política da sua empresa na tentativa de a sua proposta de parceria ser aceite. O empresário obterá mais sucesso se souber responder às questões que lhe forem colocadas, de forma clara e inequívoca. Ou seja, terá mais hipóteses se os seus argumentos forem mais convincentes. 

A reter: Com a filosofia aumentamos consideravelmente a nossa capacidade de argumentação.


2. SER ABERTO A NOVAS IDEIAS

Estima-se, actualmente, que a população humana seja superior a 6,8 biliões de pessoas. Embora os nossos cérebros funcionem todos da mesma maneira, através de sinapses, cada indivíduo pensa de uma forma completamente diferente. Assim, este elevado número de indivíduos traduz-se, portanto, em uma enormidade de diferentes formas de pensamento que consequentemente nos proporcionam as ideias e soluções para os problemas que se nos impõem.

Para ser filósofo é necessário uma atitude de investigaçãonão desprezando a realidade, pois os filósofos  procuram resolver os problemas que surgem da experiência. Isto acontece porque, se o filósofo não for além dos conceitos que foram estereotipados pela população e dos preconceitos presentes na sua sociedade, então ele não conseguirá ser aberto a novas ideias ou novas formas de pensamento. Você, tal como um filósofo, necessita de ser uma pessoa que seja aberta a novas verdades, ideias e formas de pensar pois isso vai proporcionar-lhe aumentar significativamente as suas oportunidades de negócio, conseguir uma melhor estratégia de estudo ou encontrar diversas soluções para os seus problemas. 

A reter: É essencial que pense por si mesmo e aprenda a tomar posição. Nós desejamos contribuir para não "fabricar cidadãos bem pensantes", mas estimular o desenvolvimento de livres pensadores.    






3. DESENVOLVER A CAPACIDADE CRÍTICA


Quando se estuda filosofia, independentemente do tema ou assunto, as suas capacidades críticas de raciocínio vão sendo treinadas sem que você sequer dê por isso! Vejamos: Imagine que é dada a mesma questão filosófica a todos os alunos de uma turma. Os alunos terão que trabalhar essa questão com o objectivo de encontrarem uma resposta que responda ao problema inicial. Provavelmente um bom aluno que pense com rigor e seriedade no assunto, não se contentará com uma perspectiva mais comum ou vulgar que os restantes colegas. Ele irá realizar uma análise muito mais detalhada ao longo de todo o seu raciocínio, em busca de uma resposta que satisfaça a questão dada. 

Isto acontece porque, ao analisar cada vez mais questões filosóficas ou enigmas lógicos, o nosso cérebro vai progressivamente aumentando a sua capacidade crítica. Ou seja, ao longo de algum tempo cada indivíduo será bem capaz de encontrar verdades e respostas mais eficazes aos problemas ao invés de se contentar apenas com uma simples solução. 

A reter: Se quiser atingir estes resultados mentalize-se para exigir mais de si e tente focalizar mais atenção à questão/problema. 

4. A FILOSOFIA É ÚTIL EM TODOS OS EMPREGOS


Como todos sabemos, a constante prática de exercício físico é indispensável para ter uma boa saúde. Por exemplo, melhora significativamente as nossas capacidades respiratórias, motoras e muitos outros pontos essenciais para a saúde do corpo humano. Tal como na prática de exercício físico, a Filosofia também se torna numa ferramenta essencial a qualquer trabalhador que queira desenvolver as suas capacidades ealcançar o sucesso na sua área profissional.

Ao estudar e dominar esta área do conhecimento você pode se tornar num melhor orador para grandes públicos que possam, eventualmente, lançar-lhe questões que não tinha nos seus planos. Este exemplo é perfeitamente aceitável, assim como tantos outros. 

A reter: A Filosofia é importante e muito útil em qualquer profissão.


5. A FILOSOFIA DESENVOLVE  O RACIOCÍNIO LÓGICO

Com a ajuda da Filosofia (nomeadamente da Lógica) aprendemos a argumentar correctamente, de forma a podermos expressar e justificar as nossas opiniões, bem como provocar a livre adesão dos nossos interlocutores.  Através do desenvolvimento de um raciocínio lógico é possível a organização coerente dos pensamentos e a avaliar a validade dos argumentos que nos são apresentados, contribuindo assim paradesenvolver a autonomia do espírito crítico.

Vivemos em sociedade, precisamos de comunicar, expor as nossas ideias e defender os nossos pontos de vista.  Se o fizermos com rigor e clareza, tudo se torna mais fácil e conseguimos fazer com que as nossas ideias sejam melhor compreendidas e aceites intelectualmente pelos nossos interlocutores. 


E VOCÊ, O QUE O MOTIVA ESTUDAR FILOSOFIA?


Escreva um pequeno texto de 10 linhas explicando o porquê de se estudar a filosofia. 5,0 pontos!

lunedì 22 febbraio 2016

World War I - resume

The First World War took place between the years 1914 and 1918, but times before, especially between the years 1870 and 1914, the world was a great euphoria that was known as Belle Epoque (Beautiful Era). It was a period in which it experienced great progress both in the economic field and in technology. Rich countries lived moments of hope, believing that they would impose their wishes to the poorest countries. However, in fact, this whole party atmosphere was hiding tensions that would trigger the one that was also known as the Great War or the War of Wars, one of the biggest events in world history.

The more European countries are industrializing, the greater was the dispute between them, they wanted to dominate not only Europe, but modernize its economy overlapping on other nations. This bitter climate provoked a strong tension, because industrialized countries vied for global consumer markets and raw materials with all the weapons that they were possible.

The First World War took place between the years 1914 and 1918, but times before, especially between the years 1870 and 1914, the world was a great euphoria that was known as Belle Epoque (Beautiful Era). It was a period in which it experienced great progress both in the economic field and in technology. Rich countries lived moments of hope, believing that they would impose their wishes to the poorest countries. However, in fact, this whole party atmosphere was hiding tensions that would trigger the one that was also known as the Great War or the War of Wars, one of the biggest events in world history.

The more European countries are industrializing, the greater was the dispute between them, they wanted to dominate not only Europe, but modernize its economy overlapping on other nations. This bitter climate provoked a strong tension, because industrialized countries vied for global consumer markets and raw materials with all the weapons that they were possible.

Summary of the First World War consequences:

The war brought many consequences, including:
Families destroyed hundreds and orphans (about 10 million dead)
The United States came to become the richest country in the world
Fragmentation of the Austro-Hungarian Empire
Emergence of some countries (Yugoslavia) and disappearance of others
Division of the Turkish Empire after 200 years of decay
Rising unemployment in Europe.

http://www.estudopratico.com.br

1 ª Guerra Mundial Resumo

Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial.
Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia se sobrepondo sobre as outras nações. Esse clima acirrado provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias primas com todas as armas que lhes eram possíveis.
Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial.
Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia se sobrepondo sobre as outras nações. Esse clima acirrado provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias primas com todas as armas que lhes eram possíveis.
Resumo das consequências da Primeira Guerra Mundial
A guerra trouxe inúmeras consequências, entre elas:
  • Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
  • Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
  • Fragmentação do império Austro-Húngaro 
  • Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
  • Divisão do império turco após 200 anos de decadência 
  • Aumento do desemprego na Europa