A origem destes cães remonta ao
século XIX, no
Reino Unido. Em 1835, o
parlamento inglês proibiu o esporte chamado
bull-baiting, um jogo sádico em que os
Antigos Bulldogs eram usados para atacar touros trazidos à arena (com a discutível intenção de amaciar-lhes a carne). O cão atacava o touro que ficava amarrado, evitando coices e chifradas, agarrava o seu nariz ou orelha, e segurava-se até que o touro caísse. Os súditos e a realeza da época procuravam diversão, procurando se distraírem da violência e das doenças de seu tempo, comparecendo a esses espetáculos sangrentos. Contudo, a opinião pública forçou o governo a tomar uma medida.
Uma vez que o
bull-baiting foi banido em 1835, os criadores que apreciavam a rudeza, coragem e tenacidade dos
buldogues voltaram sua atenção para a criação de cães para a
briga. Começaram com o
antigo bulldog, mas percebendo que lhes faltava mais agilidade, cruzaram com antigos terriers ingleses(
English white terrier,
blue paul terrier,
manchester terrier, etc), e produziram cães conhecidos como
Bull-and-terrier, cães de porte médio, com extrema força, dotados de maior agilidade que os
bulldogues e com grande resistência física, um cão que cumpria todas as suas expectativas. Os
Bull-and-terrier foram criados para brigar com outros cães e matar ratos(
Rat-baiting), mostrando bravura, alta tolerância à dor, determinação, afeição e lealdade ao seu dono.
American Pit Bull Terrier, 1896
Posteriormente, entre os anos de 1850 e 1870, parte desses cães
Bull-and-terrier migraram para os
Estados Unidos, onde foram utilizados como cães de quintal, guarda de fazendas, boiadeiros, cães de luta e de caça pesada(caça a
javalis, por exemplo). Em solo americano, com a nova seleção, seu tamanho foi aumentado, dando origem a nova raça que em 1898 foi reconhecida pelo
UKC(
United Kennel Club) com o nome de
American Pit Bull Terrier. Posteriormente a raça passou a ser cada vez mais utilizada em
rinhas, atingindo o auge, por volta dos anos 1970.
[6]
Atualmente o American Pit Bull Terrier continua demonstrando sua versatilidade, participando com sucesso em campeonatos de Obediência, Faro,
Agility,
Schutzhund, Tração(
Weight pull),
Pit gameness e
Dock diving, bem como de conformação. O American Pit Bull Terrier se mantém no formato original com o incomparável Gameness, que é uma das principais características da raça, seguido de coragem, força muscular, agilidade, resistência e docilidade com humanos.
Pitbull – Comportamento
Pitbull é dotado de força, agilidade, destreza e energia, se os comparássemos aos humanos, os Pitbull seria aquela pessoa extremamente ligada em malhação e atividades físicas. Mas, ao longo dos anos, essa raça de cachorro passou a ter uma fama de vilão. O que muitas pessoas se esquecem, no entanto, é que a grande culpa dessa má reputação é, na maior parte das vezes, de criadores mal intencionados e donos mal preparados.
Tal preconceito contra a raça Pitbull até gerou uma polêmica proibição da criação do Pitbull em alguns países. O fato é que, é perfeitamente possível criar um cachorro desta raça, desde que o proprietário siga uma série de procedimentos de segurança necessários para possuir uma raça de cachorro tão potente.
É possível encontrar um grande número de Pitbull de temperamento dócil e equilibrado que, se tiverem um desenvolvimento baseado no conhecimento de comportamento canino, serão excelentes companheiros. Porém deve-se evitar adquirir animais de criadores que possuem exemplares agressivos com pessoas ou outros bichos. Conhecer o comportamento dos pais do Pitbull é uma das maneiras de tentar prever o temperamento da ninhada mas, como existem outros fatores – além da genética – que determinam a agressividade canina, um profissional da área de comportamento animal pode ser de grande ajuda no momento da escolha do filhote – o mesmo vale para cães de qualquer raça.
Pitbull – Atividade Física
Essa raça é atlética e precisa de exercício diário, é recomendado que o dono da raça Pitbull tenha tempo para passeios e goste de atividades físicas.
Pitbull – Pelagem
A pelagem é curta, dura e brilhante, sendo possível encontrá-los em cores e marcações variadas.
Quanto ao focinho são encontradas três variações de coloração: o Red Nose, Black Nose, Blue Nose e o Blue Fawn.
Pitbull – Necessidades de Nutrição
Pitbull tendem a permanecer em bom peso, ou até mesmo ser um pouco magro.
Pitbull adultos devem ser alimentados com uma ração equilibrada, com calorias restritas.
A dieta durante o crescimento dos filhotes de Pitbull condiciona a saúde do cachorro na fase adulta.
A plena satisfação das necessidades nutricionais do Pitbull em crescimento possibilita assegurar esta etapa crucial em sua vida.
Como regra geral, a dieta de um cachorro deve levar em conta, sem qualquer excesso ou deficiência, as características específicas da espécie canina, raça e a diversidade de tamanhos, além de sua capacidade de digerir os nutrientes de forma adequada.
Filhotes de Pitbull devem ser alimentados com uma ração de filhotes com alto conteúdo de vitaminas.
http://petshopportal.com/pitbull/
Nessun commento:
Posta un commento